Quero uma doula

Relatos de parto

Nathalia Janune

E foi num dia 2 de dezembro que o amor mais intenso das nossas vidas escolheu nascer.
Com muitos pródromos sem rítimo há uns 10 dias e que embalaram em contrações frequentes numa calma terça-feira que duraram exatas 12 horas e a mamãe aqui crente que nada iria acontecer e... Vamos passear no mercado, vamos atender cliente de coach com toda a amorosidade do mundo e pacientemente eu sentia que a nossa garota estava chegando.
Ainda a noite recebemos visitas ilustres e iluminadas em casa.
Pela madrugada iniciava-se um mergulho na fase ativa por volta das 3h da manhã. Um casal maravilhoso e o seu pequeno bebê nos acompanhou, nos ajudou com a piscininha inflável e eu rindo e papeando no chuveiro enquanto o mar de inconsciência não me tomava.
Por volta das 5hrs duas parteiras fofas e pacientes chegaram pra me apoiar e nos tranquilizar tecnicamente enquanto ao mesmo tempo minha consciência havia se despedido do meu Ser.
Uma onda de coragem e pura determinação me tomava e o exame de toque solicitado por mim, 8cm dilatados e continuamos: chuveiro, bola, caminhadas, agachamentos, massagens, carinhos e muita auto-hipnose. Neste momento eu e a Lázuri caminhávamos de mãos dadas num campo de flores ao encontro do papai.
Uma amiga linda e muito querida chegou as 7h e agora entraríamos no expulsivo do TP e eu precisava encarar as minhas dificuldades, observar os meus limites e ultrapassá-los um a um, a cada contração e com muita dor. Dor esta pequena comparada com o tamanho do meu amor por todo o processo e do que sempre significou pra mim o ato de parir.
Toda a minha sexualidade mais pura vinha a tona e junto todos os meus medos que foram sendo desvelados e escancarados; eles realmente não eram mais meus, eu os havia abandonado neste ponto.
Fomos para a piscina por volta das 8h30 da manhã, lá tive que vencer o medo [de infância] da água e aprender o quanto ela poderia me ser benéfica naquele momento.
E aqui um monstro me tomou e eu urrava como uma leoa chamando a minha filha pra perto de mim. Nós duas trabalhávamos arduamente a sua descida até a minha vulva.
Tive a oportunidade de reviver momentos já nem lembrados da minha infância, momentos felizes e momentos de dor até por fim reviver o meu próprio nascimento e somente agradecer, agradecer e agradecer à vida que Deus contemplou a minha mãe à mim.
Já com a nossa princesa nos braços, as 9h49 eu senti que um portão já havia se fechado e dali iniciava uma nova vida. Vida esta, composta por 3 seres terrestres missionados a cumprir o Amor de Deus.
_________________________________________
Nasceu a Lázuri: 2980kg, Ápgar 9/10, 46cm num parto domiciliar planejado mais que perfeito, com duração total de 7hrs a contar do início da fase ativa ao nascimento. Períneo íntegro, com uma escoriação espontânea nos lábios internos superiores da minha vagina, cicatriz esta símbolo agora de uma nova vida e do meu novo Ser.
Com todo respeito e amor inimagináveis antes por mim, só agradeço pelo marido perfeito, pela filha perfeita, pela chegada da maternidade à minha vida de forma tão perfeita.
Gratidão à equipe maravilhosa que foi se formando ao longo dos meses da minha gestação, vocês todos foram essenciais, um a um e cada um dentro do seu tempo.
Sem mais palavras pra descrever tudo o que sinto; FOI FODA!
A melhor e mais intensa experiência já vivida até aqui.
E que os próximos partos e todos do Universo sejam contemplados cada um com a sua singularidade e eu prometo reconhecer mais, compreender mais, perdoar mais, amar ainda mais.