Quero uma doula

Perfil

Bia Ventapane

Email: contato@biaventapane.com

Website: biaventapane.com

Blog: biaventapane.com/blog

Fanpage: instagram.com/biaventapane_

Cel.: (21) 9848-46072

Sobre

Sou doula, formada pelo GAMA/Levatrice, Educadora Perinatal Certificada Spinning Babies® e Active Birth®, consultora em amamentação e instrutora de Shantala.

Já participei de diversos cursos de formação, dentre eles com Gail Tully, Janet Balaskas, Maíra Libertad e Fadynha; curso de imersão com a parteira mexicana Naolí Vinaver; e cursos complementares como Recursos não farmacológicos para a dor, Técnicas de rebozo para doulas, Massagem na gestação e no parto, Aromaterapia no cuidado com a gestante, Manejo não invasivo de distócias e Mindfulness na preparação para o parto.

Atualmente trabalho com aulas para gestantes de Spinning Babies e Active Birth, aula de Shantala, e realizo também trabalhos de arte gestacional (pintura na barriga e carimbo da placenta). Atuo como doula em projeto de voluntariado na maternidade pública Herculano Pinheiro, em Madureira, no município do Rio de Janeiro/RJ. Participo ainda da coordenação do grupo voluntário de apoio ao parto Ishtar (Méier), e faço parte do time de co-autoras do blog da Casa da Doula.

Site: biaventapane.com
Contato: whatsapp
Redes sociais: instagram, facebook e linkedin

Formação como doula

- Formação como doula de parto e educadora perinatal
- Certificação como Educadora Perinatal Spinning Babies e Active Birth
- Capacitação profissional em Shantala e em amamentação
- A arte de acompanhar o nascimento (curso de imersão)

Cursos Extras:

- Enfrentamento jurídico de violência obstétrica
- Curso básico de Shantala
- Workshop Active Birth
- Workshop Spinning Babies
- Mindfulness na preparação para o parto
- O choro do bebê
- Pelve em movimento
- Evidências científicas sobre suporte contínuo da doula
- Fotografia e vídeo de parto
- Curso de aromaterapia
- Aromaterapia e fitoterapia para os ciclos femininos
- Oficina de manejo não invasivo de distócias no parto
- Aromaterapia no cuidado com a gestante
- Mapeamento e pintura de barriga
- Parto domiciliar e doulas
- Recursos não farmacológicos para a dor do parto
- Técnicas de rebozo para doulas
- Massagem na gestação e no parto
- Pintura na barriga ou arte gestacional

Cidades que atende:

Rio de Janeiro - RJ

Atendimento

Pré-Parto: Sim

Parto: Sim

Pós-Parto: Sim

Aleitamento Materno: Não

Tem Doula Backup :

Sim

Outros serviços oferecidos:

AULA SPINNING BABIES® PARA GESTANTES E ACOMPANHANTES
Conforto na gestação e um parto mais fácil!

Spinning Babies é uma abordagem que busca otimizar a relação entre a anatomia flexível da mãe e o posicionamento do bebê. Acreditamos que as posições escolhidas pelos bebês dentro do útero não ocorrem ao acaso, eles se acomodam conforme o espaço disponível.

Na Aula Spinning Babies são apresentados exercícios e posturas que promovem o reequilíbrio dos ligamentos e músculos da pelve da mãe, ampliando o espaço interno, e assim, permitindo que o bebê busque um posicionamento mais favorável. As consequências desse melhor posicionamento fetal são maior conforto na gestação e um parto menos trabalhoso.

Você e seu/sua acompanhante aprenderão também como aproveitar a flexibilidade da pelve materna de modo a facilitar o caminho do bebê no momento do parto.

Quando fazer: para um melhor aproveitamento, é recomendado que essa aula seja feita a partir das 20 semanas de gestação.

Saiba mais sobre a Aula Spinning Babies

PREPARAÇÃO PARA UM PARTO ATIVO®
Workshop Active Birth® de Janet Balaskas

Nesse workshop falaremos sobre os hormônios que atuam durante o trabalho de parto e como podemos fazer para favorecer a ação deles. Vamos falar também sobre os benefícios de um parto ativo e das posições verticalizadas, tanto para a mãe como para o bebê. Em um segundo momento, você e seu/sua acompanhante terão a oportunidade de praticar juntos algumas posições e respirações que poderão ser úteis durante o trabalho de parto.

A inscrição nesse workshop é para duplas (gestante e mais um/a acompanhante não-gestante). O ideal é que a pessoa escolhida para te acompanhar no workshop seja a mesma que vai te acompanhar durante o trabalho de parto. É recomendável que vocês usem roupas confortáveis, para facilitar a movimentação durante as práticas.

O conteúdo desse workshop corresponde ao Workshop Active Birth de Janet Balaskas, precursora do movimento Parto Ativo em Londres. Está incluído no material um exemplar do livro Parto Ativo.

Saiba mais sobre o Workshop Parto Ativo

AULA DE SHANTALA
Massagem oriental para bebês

Essa massagem, tradicionalmente realizada pelas mães em seus bebês na Índia, é conhecida no Ocidente pelo nome de Shantala. Se trata de massagem ayurvédica realizada rotineiramente nos bebês com o auxílio de óleo vegetal puro, e que encantou o médico francês Frédérick Leboyer quando esteve em Calcutá nos anos 70. Shantala era o nome da jovem que aplicava a técnica em seu filho Gopal, e que se permitiu ser registrada por Leboyer. Poucos anos depois a técnica foi introduzida no Brasil pela doula Fadynha, que até hoje vem formando novas profissionais, com o objetivo de difundir essa técnica milenar, preservando suas origens e filosofia.

Os pontos massageados passam por importantes canais de energia no corpo, facilitando o fluxo dessas energias, o que contribui para um bom funcionamento de todos os sistemas fisiológicos do bebê. Além disso, o tato é um importante sentido para os bebês, e uma das principais fontes de nutrição do ser, de acordo com a medicina ayurvédica.

O objetivo principal da massagem Shantala é fortalecer o vínculo entre o bebê e sua mãe, ou cuidador/a, por meio do toque amoroso. A prática regular da Shantala apresenta também diversos outros benefícios, como por exemplo:
- Previne cólicas e gases
- Ajuda a melhorar os padrão de sono
- Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora
- Fortalece o sistema imunológico

Quando fazer: a aula pode ser feita durante a gestação ou após o nascimento, mas é recomendado que a técnica seja aplicada no bebê a partir do primeiro mês.

Saiba mais sobre a Aula de Shantala

PINTURA NA BARRIGA

A pintura de barriga é uma ferramenta lúdica para fortalecimento do vínculo, visualização do bebê e representação da posição dele naquele momento.

Essa é uma experiência inesquecível para despedida da barriga e pode ser feita para o chá de bebê, chá de bênçãos, ensaio fotográfico ou qualquer outra ocasião que a gestante desejar.

As tintas utilizadas são próprias para pintura corporal e laváveis com água.

Para guardar uma recordação, você pode fazer um carimbo antes de retirar a pintura, utilizando tecido branco úmido.

Quando fazer: a pintura da barriga pode ser feita em qualquer momento da gestação, mas a partir de 32 semanas o desenho costuma ficar mais interessante, devido ao tamanho da barriga.

Saiba mais sobre a pintura na barriga

CARIMBO DA PLACENTA

O carimbo de placenta é uma bela recordação da gestação e desse órgão extraordinário, que nutriu seu bebê por tanto tempo. Após a pintura, pode ser feito um quadro para decorar o quarto do bebê. Quando estiver mais crescidinho/a, você poderá aproveitar o desenho para explicar a ele/ela sobre seu nascimento, e como se alimentava quando ainda morava na barriga da mamãe.

A gestante que desejar contratar esse serviço, deverá armazenar e congelar a placenta logo após o parto, e, posteriormente, combinar a entrega dela ainda congelada nas regiões do Centro, Méier ou Zona Sul.

Saiba mais sobre o carimbo da placenta

Atende Parto Hospitalar:

Sim

Atende Parto domiciliar:

Sim

Atende Casa de Parto:

Sim